quarta-feira, 11 de abril de 2012

A saúde de Chávez e o vídeo do general Baduel

Ontem recebi uma notícia acerca do real estado de saúde de Chávez e, coincidência ou não, recebi também um vídeo do general Raúl Isaías Baduel, antigo colaborador de Chávez, que quando viu em quê ele estava transformando o país, rompeu com o ditador. É verdade que Baduel não foi nenhum santo imaculado, mas seu arrependimento foi sincero, inclusive no momento em que tomou esta decisão ele se pronunciou publicamente pedindo perdão pelo apoio que havia dado durante tanto tempo a Chávez, e pelo mal que ajudou o ditador a causar ao país.
Chávez não aceitou a “traição” e sua vingança não se fez por esperar. Pouco tempo depois, durante as eleições, Baduel foi perseguido (fato que denunciei aqui no blog) e certo dia a Polícia foi a sua casa e o levou preso, algemado, acusado de haver cometido crimes de fraude e roubo quando exercia o cargo de ministro da Defesa.
Pois bem, divulguei o vídeo e poucas horas depois um amigo me chamou no FaceBook para informar que a filha de Baduel estava postando no Twitter que seu pai havia sido seqüestrado da prisão de Ramo Verde, onde se encontra detido (ainda sem julgamento) pela CICPC (Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas) há 3 anos, e fora levado não se sabia para onde. Ficamos durante longo tempo tentando confirmar a notícia mas elas eram muita desencontradas e até um pouco contraditórias, então resolvemos aguardar maiores confirmações para poder divulgar.
Hoje, o Ultimas Noticias da Venezuela confirmou o que antes parecia boato, mas foi real, embora não exatamente como se anunciava. Segundo informa o periódico, Andreína Baduel, filha do general, postou essa mensagem no Twitter“Uma comissão da DIM (Direção de Inteligência Militar) invadiu a cela do meu pai, tiraram todos os seus pertences e o deixaram trancado com cadeado, não sabemos sobre seu estado de saúde. Não conseguirão te silenciar papai! Te amo!”, foi a mensagem publicada. O jornal informa ainda que  nos arredores da casa da família do general Baduel se encontravam efetivos da DIM.
Seus advogados hoje foram ao Ministério Público para “exigir que se lhe aplique o tratamento de preso de consciência e lhe seja revogada a medida de isolamento” imposta no início da noite desta segunda-feira. No vídeo, que posto a seguir, Baduel fala do novo desafio de retomar o caminho da democracia que os venezuelanos enfrentam com as próximas eleições presidenciais de 7 de outubro próximo, “utilizando para isso as ferramentas cívicas, pacíficas, eficientes e constitucionais, para retomar o caminho democrático e restabelecer os controles institucionais e governamentais”. Lembrou ainda que há 3 anos cumpre pena como “preso de consciência” e disse que Chávez usou a justiça militar para “seqüestrá-lo e violar-lhe o devido processo”, o que não é novidade, uma vez que isto foi feito com Alejandro Peña Esclusa, com a juíza María Lourdes Afiuni e tantos outros que ousaram opor-se a ele e que, não havendo provas concretas para encarcerá-los, plantaram, forjaram, apresentaram testemunhas e testemunhos falsos, os mais inverídicos e absurdos possíveis. Assistam ao vídeo:





E as notícias que chegaram de um informante, pouco antes do vídeo, seguem traduzidas exatamente como recebi. Leiam que depois analiso.
“ÚLTIMO MINUTO: A manhã desta segunda-feira 9 de abril amanhece com rumores de diversas fontes quanto ao estado de saúde de Chávez. Inclusive políticos como Alvarez Paz e Ramos Allup se atreveram a advertir que horas sombrias se aproximam para a Venezuela.
O assunto dá partida com a avaliação que realizaram em Chávez na manhã de hoje (segunda-feira) e que revelou que longe de melhorar, o tumor cresceu de tal magnitude que há um altíssimo risco de obstrução intestinal ao nível do cólon. Propuseram a Chávez o imperativo de uma nova intervenção cirúrgica para solucionar parcialmente o problema de realizar uma colostomia.
Por outro lado, apareceram novas metástases que não precisaram onde. Esta circunstância causou uma reunião urgente do alto comando militar, pois há diversos critérios quanto à conduta a seguir nas próximas horas. Há militares (poucos) que apostam na tomada rápida do poder e outros que apostam por uma rápida transição do poder para Diosdado Cabello. A situação é complexa no ambiente militar.
Os médicos recomendam que depois da colostomia o paciente deva se retirar ao âmbito familiar, pois não vale a pena continuar com a radioterapia, já que esta causou importante depressão na medula óssea. A quimioterapia está descartada por razões óbvias.
A atmosfera no oficialismo podemos defini-la como turva a esta hora. Ninguém se atreve a tomar decisões esperando que Chávez aceite as recomendações médicas e decida se retirar, tanto da presidência como da contenda eleitoral. As horas que vêm para a Venezuela são de grande incerteza! Todos preparados! Que ninguém seja flagrado de surpresa!”.
Bem, estes fatos ocorreram pela manhã e depois o general Baduel grava seu vídeo para o prestigioso Noticias24, desde a Penitenciária Militar de Ramo Verde. Esse vídeo espalhou-se pela rede como rastilho de pólvora porque ele faz denúncias graves, embora de modo tranqüilo e equilibrado. Entretanto, o que ele fala é perigoso e como há 40.000 agentes cubanos (entre pessoal civil e militar) comandando várias esferas do poder, sobretudo o estamento militar, resolveram tirar-lhe todos os meios que dispunha de alertar a nação contra Chávez.
Não podemos crer em “coincidência” nesses dois fatos - a reunião pela manhã e o castigo imposto a Baduel. O que de fato não se sabe é de quem partiu a ordem: se dos cubanos que ocupam altos cargos nos comandos militares, de Diosdado Cabello, ou de militares fiéis a seu ex-comandante para preservá-lo de retaliações violentas. Tampouco soube-se de mais informações a respeito, no entanto, esta situação é extremamente preocupante, porque demonstra que a partir daí ele corre perigo de vida, uma vez que quem controla a situação dos presos políticos, sobretudo os militares, são os agentes cubanos.
Tenho acompanhado a situação da saúde de Chávez e todos os seus desdobramentos desde o início da doença mas, como no momento a situação da Colômbia merece uma atenção redobrada de minha parte porque não vejo ninguém da grande mídia analisar ou sequer informar sobre o que está passando lá, recomendo a meus leitores que acompanhem o blog do Aluzio Amorim, que tem feito uma excelente cobertura do caso e que se respalda no mais sério e bem informado jornalista venezuelano, Nelson Bocaranda Sardí em sua coluna Runrun. Estarei atenta aos desdobramentos deste caso do general Baduel e, se surgir algum dado novo, volto a informar. Fiquem com Deus a até a próxima!
Comentários e tradução: G. Salgueiro