sábado, 7 de agosto de 2010

Até breve, Presidente Uribe!

O Notalatina ficou sem atualização por um par de semanas, por razões de cunho pessoal, mas hoje não podia deixar de despedir-me, emocionada e ao mesmo tempo triste, deste grande homem que pegou um país afundado em crimes e atos de terrorismo e o devolveu ao seu povo quase totalmente recuperado. Lembro com orgulho da carta que recebi do maior presidente das últimas décadas, na Colômbia e na América do Sul, fato que não acontece todos os dias, nem a todas as pessoas desse Brasil.

Ontem, no jantar de despedida com a cúpula das Forças Militares, o ministro da Defesa de seu governo, Gabriel Silva, condecorou com o grau “general de quatro sóis”, general Ad Honorem, pelos excelentes serviços prestados à Pátria, e o Comandante do Exército, general Oscar González, condecorou-o com a Medalha de Serviços Distinguidos, Escola Geral de Cadetes ‘General José María Córdova’. E em seu discurso de despedida, Uribe disse que muito mais cedo do que esperavam, os colombianos teriam novas boas notícias em relação às FARC, sem contudo especificar de que se tratava.

Hoje, embora sem nenhuma confirmação por parte do Ministério da Defesa, do Comando das Forças Militares ou mesmo do Exército ou da Polícia, o canal de televisão “Caracol” da Colômbia, anunciou que Félix Antonio Muñoz Lascaro, alcunha de “Pastor Alape”, um dos comandantes suplentes do Secretariado Maior Geral das FARC, havia morrido em combates com as tropas do Exército na Serranía del Perijá. Pastor Alape é acusado de liderar o negócio das drogas ilícitas em Magdalena Medio e os Estados Unidos ofereciam uma recompensa milionária por informações que levassem à sua captura. Vejam o que diz o vídeo abaixo:




Espero que essa notícia seja verdadeira, mas posteriormente confirmo ou desminto. Com relação às duas denúncias anteriores à morte do terrorista das FARC, é necessário esclarecer que NÃO foi o presidente Uribe quem apresentou essas denúncias contra Chávez mas seu advogado, Jaime Granados, como advogado de vítimas colombianas, embora o presidente seja citado como “testemunha” das denúncias.

Bem, e como hoje o único objetivo do Notalatina é a despedida de Uribe, apresento abaixo os vídeos de seu último discurso que também pode ser lido aqui, na íntegra, que traduzi com exclusividade para meu amigo Heitor De Paola. Convido-os ainda a ler o artigo Obrigado, Presidente Uribe, escrito por Eduardo Mackenzie, e que diz tudo aquilo que eu, como admiradora deste notável ser humano, gostaria de dizer.

Obrigada, presidente Uribe e até 2014! Eu e a Colômbia inteira aguardamos seu retorno!

Há muitos assuntos graves para comentar que ficaram sem publicação mas que numa próxima edição revelo e analiso. Fiquem com Deus e até a próxima!

Alocução presidencial Álvaro Uribe primeira parte




Alocução presidencial Álvaro Uribe segunda parte



Alocução presidencial Álvaro Uribe terceira parte


Comentários e traduções: G. Salgueiro