sexta-feira, 2 de abril de 2010

Feliz Páscoa!

Ícone da Ressurreição - Modelo russo

“Dia da Ressurreição, resplandecei de alegria povos todos

Oh! Páscoa, Páscoa do Senhor!

Da morte para a vida, e da terra para os céus

Cristo Deus nos transportou

a nós que cantamos este hino triunfal:

Cristo ressuscitou dos mortos e venceu a morte, pela morte,

aos que estavam no túmulo Cristo deu a vida!

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

(Cânon Pascal – 1ª Ode – Hirmos [abreviado] – Liturgia Ortodoxa)

O Notalatina deseja a todos os seus leitores e amigos, uma Santa e Luminosa Páscoa de Cristo que se celebra neste domingo, 04 de abril.

Façamos desde dia um motivo de grande alegria e júbilo sincero em nossos corações porque a Páscoa é a Festa das Festas, pois foi através de Sua morte que Cristo, nosso Deus, pôde eliminar definitivamente o castigo da morte eterna, nos possibilitando a ressurreição com Ele em Sua segunda e gloriosa vinda.

Pela Sua Ressurreição, também, Cristo nos livrou do cativeiro da morte, tornando-nos, como Seus filhos, de servos a homens livres.

Aproveitemos este dia com nossas famílias e com muita fé de que “Ele tudo pode em quem Nele crê”.

Cristo ressuscitou! Em verdade ressuscitou!

Feliz Páscoa a todos!

Comentários: G. Salgueiro

terça-feira, 30 de março de 2010

Libertação do cabo Pablo Emilio Moncayo

Conforme prometi, aqui vão as informações referentes à libertação do cabo Pablo Emilio Moncayo. O deslocamento do helicóptero até o local do resgate e depois para trazê-lo até seus familiares demorou, por causa do mau tempo. Chovia muito e se temia que os pilotos brasileiros, que não conhecem a selva colombiana, tivessem dificuldade de pouso. Entretanto, tudo correu bem.

O jornal “El Tiempo” de Bogotá fez uma boa cobertura, dentro do possível, e foi através dele que consegui esta série de vídeos que apresento abaixo. Não tenho muito mais a comentar porque os vídeos falam por si sós. Quero apenas deixar o registro para a posteridade. Mas quero salientar, sobretudo, o inegável vínculo de amizade e cumplicidade entre as FARC e Chávez, as FARC e esta criatura peçonhenta que manipulou o desespero do seqüestrado e de sua família, para satisfazer suas necessidades pessoais de vitória nas eleições.

O que se viu, desde a libertação do soldado Calvo até hoje, foi esta mulherzinha infame e criminosa puxando os holofotes sobre si, como se “ela” e o bando criminoso e terrorista fossem os grandes beneméritos. Não deixem de ver esses vídeos que são curtinhos todos, mas muito eloqüentes.

Neste primeiro aparece Pablo nervoso, andando em círculos, à espera de ser levado até a comissão que o entregará à sua família. A rede TeleSur, o canal de televisão de Chávez estava lá dentro da selva filmando tudo. Se estes marginais alegavam “grande perigo” na libertação, e que por isso exigiram que as Forças Militares cessassem toda e qualquer atividade 36 horas antes e mais 36 depois da entrega, como o cabo Moncayo foi filmado? “Quem” a não ser um íntimo destes terroristas penetra no coração das FARC sem correr qualquer risco, até mesmo de seqüestro?




Aqui a repórter mostra fotos da “comissão humanitária” enviadas pela rede TeleSur no momento da entrega do seqüestrado e se gaba - sem notar que se entrega e entrega seu patrão - de que foi uma “exclusividade” da rede do cúmplice das FARC, Hugo Chávez.




Aqui uma entrevista com o demente pai do cabo, o “professor Moncayo”, em que ele se diz feliz e agradece ao “presidente Lula”. Conforme eu havia comentado na edição sobre a libertação do soldado Calvo, a participação do Brasil neste circo macabro foi exatamente para isto: uma mão lava a outra numa ação entre amigos!

Este velho degenerado levou anos acusando o presidente Uribe de ser o responsável pela prisão de seu filho, esquecendo-se convenientemente, que o culpado por esta situação são as FARC, que seqüestram, assassinam, explodem pessoas, casas e estabelecimentos comerciais e que a devolução dos seqüestrados é uma OBRIGAÇÃO e não um favor. Só não sei se este infeliz que transformou-se em moleque de propaganda da guerrilha, vai entender um dia…




E finalmente, este video mostra o cabo Moncayo já em liberdade ao lado da gorda, imunda, criminosa e aproveitadora da dor alheia, a embaixadora das FARC Teodora Bolivar, que colhe os frutos do seu crime como se fosse uma heroína.




Uma das cúmplices das FARC, membro do tal “colombianos pela paz”, confirmou que os terroristas anunciaram a Teodora o local preciso onde se encontram os restos mortais do major Julián Guevara que, espero em Deus, seja entregue à sua família para que possam encerrar o luto e dar uma sepultura digna a este mártir das FARC. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários: G. Salgueiro

Coronel Villamarín CENSURADO em seu blog do jornal El Tiempo!

Enquanto não chegam notícias a respeito da libertação do cabo Emilio Moncayo, seqüestrado pelas FARC há 12 anos, e cujo processo de entrega atrasou-se em decorrência de fortes chuvas, quero fazer uma denúncia muito grave. Tão logo essas informações cheguem, publico aqui, do mesmo modo que fiz em relação ao soldado Calvo, libertado no domingo passado.

As pessoas, de um modo geral, sabem que a Colômbia é um dos poucos países do hemisfério onde a democracia, o Estado de Direito e as liberdades individuais – inclusive a de imprensa e opinião – são respeitados. O que talvez poucos saibam é que o presidente Uribe não é “o país”, que ele respeita as leis e os três Poderes e, como tal, não controla todas as decisões como aqui no Brasil e na Venezuela onde esses poderes foram seqüestrados pelos neo-ditadores Lula e Chávez.

O Conselho Supremo de Justiça, por exemplo, abriga vários “ex” terroristas e por isso as Forças Militares são sempre vistas com maus olhos e acusadas de “excessos” quando agem contra as guerrilhas ou para-militares. Do mesmo modo a Câmara de Representantes, que abriga senadores e deputados, está repleta de “ex” terroristas, defensores das FARC e até seus porta-vozes, como são os casos mais explícitos de Piedad Córdoba, vulgo “Teodora Bolívar” e Gustavo Petro, do extinto M-19, atualmente candidato à presidência da República.


Há liberdade de imprensa mas, como aqui, mesmo os melhores jornais possuem jornalistas “de esquerda” que conseguem exercer alguma ou muita influência. Então, hoje tomo conhecimento de que o blog que o coronel Luis Alberto Villamarín Pulido mantinha no jornal “El Tiempo” de Bogotá, foi bloqueado, sob a alegação de que o mesmo havia “violado a segunda norma do código de ética do jornal”. A meu ver, o que ocorreu foi a famosa técnica do salame, onde primeiro se diminui o tamanho do espaço, depois a periodicidade da publicação, até extinguirem por completo a participação daquela pessoa indesejada.

Como todos sabem, sou a tradutora oficial do coronel Villmarín no Brasil. Em meados do ano passado ele resolveu publicar também os artigos traduzidos em seu blog do jornal El Tiempo, mas, no começo deste ano, o “analista de qualidade” do referido jornal o proibiu de fazer as publicações em português, alegando que “não havia leitores interessados naquele idioma”. Entretanto, isto não é verdade porque havia vários comentários, em espanhol e em português, e lembro de ter comentado com ele de que não se preocupasse, pois seus artigos estavam sendo publicados aqui no Brasil, e melhor era ele manter o espaço no seu próprio idioma.

Ocorre que a “Casa Editorial El Tiempo” pertence à família de Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa e atual candidato presidencial pelo partido do presidente Uribe, e o coronel Villamarín o cita em seu último artigo com verdades muito incômodas. Teria sido esse, então, o motivo da “suspensão” ou os motivos teriam um fundo ideológico? É difícil saber mas, o que está claríssimo, é que o coronel Villamarín foi vergonhosamente CENSURADO.

Leiam a mensagem que ele recebeu do Analista de Qualidade de El Tiempo:

“Boa-tarde, Luis Alberto.

Revisando o comportamento de seu blog e em conjunto com o departamento de redação de CEET (Casa Editorial El Tiempo), decidimos bloquear seu blog até nova ordem, por distintas violações à segunda norma do código de ética, a qual lhe anexo na continuação.

‘Não escrever nem publicar imagens que atentem contra a integridade humana; a crítica é muito importante porém enfoque-a para que seja construtiva’.

Detectamos que em várias entradas você enfocou a crítica para a destruição e não para a construção que é o objetivo de toda a comunidade de blogger da Casa Editorial El Tiempo.

Esperamos entenda esta decisão.

Cordialmente,

Sergio Andres Pérez Fernandez

Analista de Qualidade

Portais de informação (Novas Mídias)

Casa Editorial El Tiempo – CEET”

Bem, este senhor dirige-se ao respeitável coronel Villamarín, cujas análises enchem páginas de comentários dos leitores sempre muito elogiosos por suas sérias e coerentes análises, como se fosse um moleque irresponsável e mentiroso. Entretanto, é curioso que em seu último artigo tenha havido mais comentários que o habitual, mas com vários deles de uma mesma pessoa que entrou apenas para desmerecer e desrespeitar, o artigo e seu autor. Confiram aqui o original.

Ocorre que o autor (ou autora, não se sabe ao certo) dos comentários absolutamente descabidos é alguém que também possui um blog neste mesmo jornal, e que assina como “Emma Flood”, embora se tenha quase certeza que trata-se de mais um porta-voz das FARC e que, por isso mesmo, odeia o Cel Villamarín.

Tomando como premissa que o Cel Villmarín “enfocou a crítica para a destruição”, como alega o “analista de qualidade”, por que esta pessoa que assina como “Emma Flood” não foi igualmente bloqueada quando faz descarada apologia às FARC? Vejam seu último artigo publicado na seção de blogs de El Tiempo, cujo titulo é: FARC, política exterior e los errores del gobierno e digam se a “admoestação” feita ao coronel Villmarín não caberia bem melhor a esta pessoa, inclusive vários leitores a denunciam como defensora das FARC.

Lendo os artigos dessa Emma Flood, os comentários desrespeitosos lançados no último artigo do coronel Villamarín em seu nome e nos tantos nicks que “ela” usa, e a censura imposta a ele pelo jornal, não tenho muitas dúvidas de que foi por ordem desta criatura que o respeitável analista estratégico e coronel do Exército Colombiano foi golpeado de forma vil e inaceitável.

No site do jornal El Tiempo não existe um e-mail para contato mas através deste link http://www.eltiempo.com/contacto/home/index.html chega-se à página reservada a todos os tipos de contato. Eu vou denunciar censura e interferência de pessoas defensoras das FARC ao bloqueio do blog do coronel Villmarín e convido aqueles que prezam a liberdade de expressão a fazer o mesmo, sobretudo quando não houve qualquer infração por parte do coronel ao código de ética do jornal.

Mais tarde é possível que haja outra edição falando sobre a libertação do cabo Moncayo que, segundo informações deste momento, a Cruz Vermelha revelou não tê-lo recebido ainda. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e tradução: G. Salgueiro

domingo, 28 de março de 2010

Video da libertação do soldado Calvo

O Notalatina volta rapidamente, para apresentar o vídeo em que aparece o soldado Josué Daniel Calvo descendo do helicóptero e se encontrando com seus familiares.

Duas questões saltam aos olhos: a primeira, que as FARC PROIBIRAM a participação e presença de jornalistas ou qualquer meio de comunicação ao local do evento, mas o canal de televisão de Chávez, TeleSur, esteve presente desde às 8 da manhã cobrindo todo o evento, o que corrobora as alianças de Chávez com as FARC.

E a segunda questão que incomoda e até dá repugnância, é o protagonismo cavado por esta mulherzinha imunda e criminosa que fez da dor destas pessoas sua plataforma de candidatura. “Ela” é a estrela do evento; ela é quem comanda o show. E como se não fosse pouco tudo isto, os militantes do “Colombianos pelas FARC” estavam no aeroporto de Villavicencio, sem ter NADA a ver com o libertado mas para fazer mais campanha pelas FARC.

A repórter que narra diz que militantes do grupo pró-terroristas gritavam: “Os queremos vivos, livres e em paz! Guerra não, acordo sim!”. Agora, quem for estúpido o bastante que acredite que esta gente não está advogando pelas FARC e que quer, sinceramente, a paz na Colômbia.

Bem, assistam o vídeo da chegada do soldado Calvo, em primeira mão pelo Notalatina. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e tradução: G. Salgueiro


As FARC mentem mais uma vez!

No dia 16 de abril do ano passado as FARC anunciaram que, como um “gesto de boa-vontade” libertariam o cabo Emilio Moncayo, seqüestrado há 11 anos no ataque ao morro Patascoy, e entregariam os restos mortais do major Julián Guevara que morreu em cativeiro por maus tratos e falta de atendimento médico. Quatro dias após este anúncio, as FARC seqüestraram o soldado Josué Daniel Calvo Sánchez, cuja família havia mudado para Popayán por perseguições das FARC porque seu pai, Luis Alberto, havia vendido alguns produtos a membros da Polícia e porque seu filho mais novo, Josué, pertencia ao Exército.

Em junho de 2009 as FARC enviaram uma carta ao pai de Josué, informando que iriam incluí-lo neste “gesto humanitário unilateral” mas não pararam de delinqüir, de cometer atentados, assassinatos e perseguições. As FARC dizem chamar-se “exército do povo” mas nenhum colombiano lhes passou procuração para defendê-los, nem JAMAIS se viu o produto desta defesa. Ao contrário, eles são odiados por mais de 90% dos colombianos, como se viu na grande marcha “No más FARC” ocorrida em fevereiro do ano passado.

O governo do presidente Uribe aceitou todas as exigências que estes monstros faziam para entregar os militares e os restos mortais daquele que eles assassinaram, entretanto, a cada concordância de Uribe seguia-se mais um crime. Em dezembro eles divulgaram a falsa notícia de que esses dois militares passariam o Natal com suas famílias, enchendo de esperança a todos os envolvidos nessa libertação. Claro que foi mais uma burla, um anúncio que apenas os traria de volta aos noticiários de uma forma boa, quiçá dando a entender que eles estavam comovidos pelo “espírito natalino”.

E enquanto faziam esta promessa, sabendo de antemão que era mentirosa e que não iria se cumprir, estes habitantes dos esgotos seqüestraram, torturaram e assassinaram degolado o governador de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar e o também seqüestro, tortura e assassinato dos líderes afro-colombianos Manuel Moya Lara e Graciano Blandón, todos no mês de dezembro. Enquanto isso, a porta-voz das FARC, Piedad Córdoba, vulgo “Teodora Bolívar”, continuava defendendo seus comparsas e afirmando que a culpa pela não-libertação dos seqüestrados era de Uribe e por causa das “bases gringas” na Colômbia.

O Brasil se ofereceu como mediador e foi rechaçado, mas um fato novo surgiu no cenário que fez com que as FARC mudassem de idéia. Lula deixou cair a máscara de democrata que o fazia respeitado no mundo inteiro, quando não deu uma palavra de apoio aos dissidentes cubanos, justo no dia em que morria o preso político Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias de uma greve de fome. Lula estava em Cuba nesse dia e apareceu em várias fotos findo ao lado dos dois ditadores e depois, com bastante irritação, comparou Zapata com bandidos brasileiros, causando uma repercussão mundial de grande indignação. Não satisfeito com tanta falta de respeito, viaja ao Oriente Médio e recusa-se a cumprir com o protocolo de depositar flores no túmulo daquele que é considerado “o pai” do Estado de Israel, mas no dia seguinte cumpre este gesto no túmulo do terrorista Arafat.

Então, para dar uma “mãozinha” na desgastada imagem do companheiro do Foro de São Paulo e que sempre esteve ao seu lado, as FARC decidiram aceitar que os seqüestrados fossem transportados por um avião da Força Aérea Brasileira. Além de limpar a cara do companheiro Lula, as FARC aproveitam para dar um empurrão da candidata oficial, a companheira terrorista “Wanda”, porque o que aparece é a “prestimosa colaboração do governo brasileiro.

O circo estava montado e a promessa era de que o “gesto humanitário” ocorreria nos primeiros dias de março. Entretanto, no dia 14 haveria eleições parlamentares e se a entrega ocorresse antes, como ficaria a companheira “Teodora” sem suas “mercadorias”? Foi então que surgiu a idéia de deixar para depois das eleições, provando que a dor das famílias e das vítimas era a última coisa que estava em questão. Precisavam garantir a vitória de sua cúmplice, como de fato – e misteriosamente, pois esta sujeitinha ordinária é odiada pela maioria dos colombianos – ela se reelegeu. Foi então combinado que a entrega seria entre os dias 15 e 20 deste mês.

Mas, novamente, agora alegando como das vezes anteriores, que deveriam prorrogar porque “o Exército continuava atacando” e a segurança estava ameaçada. O governo provou que nada disto procedia e enquanto divulgavam seus panfletos mentirosos através do site ANNCOL, as FARC continuaram praticando atos de terrorismo explícito.

No dia 24 as FARC fizeram explodir um carro-bomba na cidade de Buenaventura, que deixou um saldo de 9 mortos, 55 feridos e dezenas de casas e lojas completamente destruídas. No dia seguinte, esses monstros abomináveis cometeram o mais cruel e hediondo ato terrorista, quando fizeram um garoto de 13 anos levar um pacote para ser entregue no posto policial e que continha uma bomba. Ao chegar perto do posto, policiais pediram que o garoto parasse e ele assustado correu, explodindo o pacote. Dele, restaram apenas parte das pernas.

A notícia foi veiculada no Brasil, através da agência Reuters e multiplicada por todos os jornais nacionais, da maneira mais porca e criminosa que já pude ler alguma notícia a favor de comunistas e terroristas em geral.

Vejam aqui como se mente, destorce, desinforma. Recebi a notícia no mesmo dia pelo site do Caracol Radio da Colômbia que dizia assim: “Segundo as investigações adiantadas pelas autoridades, o menor foi utilizado, mediante enganos, pelas FARC, para colocar o artefato explosivo nas instalações da Polícia”. Agora vejam a tradução divulgada no Brasil pelo site do Terra e repetido pelo O Globo, IG, etc.: Um menino de 12 anos morreu depois que supostos guerrilheiros das FARC, aparentemente por engano, o mandaram com uma bomba a um quartel no sudoeste da Colômbia, disse o governo sexta-feira”.

Esta gente não se envergonha de mentir tão descaradamente a favor de um bando terrorista que comete um crime hediondo como este? Me recuso a acreditar que foi erro de tradução porque se supõe que nas grandes redações de jornais deva ter gente capacitada para fazer traduções confiáveis. O que se viu aqui foi CRIME DE CONIVÊNCIA! O que diz o texto original é que, “mediante enganos” ou seja, as FARC usaram o ardil de enganar o menino, como já fizeram antes com outro menino, que também explodiu, levando em sua bicicleta um pacote-bomba do mesmo jeito deste. Mas, para estes jornalecos miseráveis sequer havia uma certeza de que haviam sido as FARC as responsáveis pela explosão e que, pior ainda, estes anjos de candura entregaram o pacote ao menino “por engano”!

Pois muito bem, vejam o que diz o sub-comandante da Polícia de Nariño: Nós acreditamos que o menino foi enganado: ele não tinha conhecimento do que estava levando. Foi utilizado como pessoa-bomba porque ativaram o artefato quando se aproximava da estação policial. Quer dizer, bem ao contrário do que dizem estes pasquins defensores de terroristas, o menino foi enganado, mas as FARC sabiam muito bem o que estavam fazendo, tanto que o artefato foi explodido através de controle remoto, técnica, aliás, aprendida com os terroristas do ETA basco.

Agora, o que disse destes dois fatos hediondos a miserável e falsa defensora dos direitos humanos, Teodora Bolívar? NADA! Que disseram os membros de sua organização de fachada, o tal “Colombianos pela Paz”, que só serve para defender as FARC? NADA! E onde estão a tal “Comissão Intereclesial de Justiça e Paz, e todos os críticos da Segurança Democrática do presidente Uribe? Ficaram mudos ou viraram para o outro lado para não ter que dizer alguma coisa? E onde estão os “defensores” dos direitos humanos brasileiros que clamam pelos palestinos quando são detidos ou mortos pelos israelenses? NINGUÉM DÁ UM MISERÁVEL PIO!!!

Pois bem, depois de praticarem estes atos abomináveis as FARC, que haviam prometido que fariam a entrega em dois dias, e cujo protocolo foi assinado pelo governo concordando com todas as exigências feitas por eles, decidem que não mais serão na sexta-feira e no domingo, e sim, no domingo e na terça-feira próxima. Informaram que o soldado Calvo deverá ser entregue primeiro porque está doente, segundo eles, com um ferimento na perna desde quando foi seqüestrado, o que obriga os guerrilheiros a carregá-lo no lombo das mulas ou em macas. Então a ficha caiu. Este pobre soldado que não vale nada como moeda de troca, está sendo devolvido porque é um peso e um transtorno para eles! No comunicado eles disseram que não queriam imprensa, nem televisão nessa entrega e fico me questionando que, quando eles chegam a admitir que o estado de saúde do soldado Calvo é grave e não querem que o mundo veja sua libertação, fico imaginando que é possível que este rapaz possa perder a perna.

Por outro lado, a entrega dos restos mortais do major Guevara foi adiada, e isto também me leva a especulações – que não são somente minhas como também do general Freddy Padilla e do presidente Uribe – de que eles não têm a ossada do major. Segundo um comunicado das FARC dado pelo site ANNCOL, “A entrega dos restos do major Guevara devemos aprazá-la, dado que o Exército ocupa a área onde se encontram”. MENTIRA!!! Já vimos este filme, quando da entrega de Clara Rojas e seu filho Emmanuel, que as FARC não o entregaram porque não o tinham mais em seu poder. Deus permita que os restos mortais deste pobre rapaz cheguem um dia à sua família, por um mínimo de respeito à sua mãe, que já não tem lágrimas para chorar.

Como há duas horas de diferença a menos entre Brasil e Colômbia e disseram ter havido um pequeno atraso na decolagem do helicóptero por causa de nuvens de chuva, ainda não tenho notícias sobre a libertação do soldado Calvo. Entretanto, neste vídeo abaixo o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Adolfo Beteta, confirma que a comissão chegou ao local da libertação à espera do soldado Calvo – que ele não sabe dizer se já foi entregue -, cujas coordenadas exatas foram entregues pelas FARC à Teodora, num envelope fechado que só deveria ser aberto quando tivessem decolado. As FARC disseram que não queriam nenhum jornalista nem canal de televisão, entretanto, o vídeo que vocês vão ver foi filmado pelo canal TeleSur, a TV de Chávez e que SEMPRE serviu às FARC.




Bem, o Notalatina por enquanto encerra esta edição, mas fica alerta à espera de qualquer informação nova e poderá voltar a qualquer momento. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e traduções: G. Salgueiro