quarta-feira, 15 de abril de 2009

Avisos urgentes

O Notalatina faz hoje uma edição só de avisos, para os quais quero chamar a atenção dos leitores. O primeiro deles é sobre um prêmio que foi outorgado a Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, oferecido pela organização “Human Life International” em defesa da vida.

Quando houve aquele episódio da gravidez da menina de 9 anos, natural de Alagoinha, vi com tristeza que, até mesmo dentre aqueles que se dizem católicos, houve muitas, pesadas e infundadas críticas a Dom José, baseadas apenas nas falsas informações divulgadas pelos jornais. Ocorre que Dom José fez o que lhe cabia e o que pôde como chefe máximo da diocese pernambucana, e se não deu assistência à menina e sua família foi porque não teve acesso a elas – impedidas de contato com qualquer pessoa, por uma gang de ONGs abortistas internacionais -, como nenhuma das pessoas contrárias ao aborto.

Penso que sou uma pessoa isenta para defendê-lo uma vez que ele não é bispo da minha Igreja e, portanto, não estou subordinada a ele. Por isso, chamo a atenção daqueles que o criticaram que analisem a situação sem paixões e à luz da verdade. E é por acreditar que Dom José é DE FATO um bom Pastor de Almas, como o cargo lhe exige, que publico aqui com muita alegria o convite da cerimônia de entrega deste honroso e merecido prêmio.

Outro aviso é sobre a programação e reservas para o encontro da UnoAmérica no Rio (no final desta edição), acrescentando que os interessados devem escrever par este e-mail lspenitente@faroldademocracia.org, a fim de receber as orientações de como fazer o depósito. Entretanto, diante de algumas dificuldades técnicas (já sanadas) no Farol da Democracia Representativa que está promovendo o evento, a inscrição também pode ser feita no dia da palestra.

E o último aviso é que, diante da minha participação neste evento onde vou proferir duas palestras, vou ficar (mais ou menos) ausente da rede a partir de amanhã até o dia 02 de maio, inclusive sem atualizar o Notalatina. Ficarei muito feliz de encontrar os que prestigiam este modesto blog no encontro do Rio. Então, fiquem com Deus e até a volta!


*****

Human Life International premia a Arcebispo de Olinda e Recife por defesa da vida


Human Life International é uma organização internacional cuja missão é a construção de uma cultura que evidencie e defenda a vida em contraponto àquela de morte que se instalou em todo o mundo.

“A Human Life International tem a honra de conceder a Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, o Prêmio Cardeal Von Galen em reconhecimento por sua atitude heróica no cumprimento do ministério episcopal, na defesa da vida humana, ao enfrentar o desagrado de tantos que promovem a cultura da morte”.

Agindo em nome das associações católicas pró-vida em mais de 80 países do mundo, a Human Life International concede o Prêmio Cardeal Von Galen a personalidades – especialmente Prelados – que se destacam na defesa da sacralidade da vida conforme a Lei de Deus proclamada pela Igreja Católica.

O Prêmio leva o nome do Bem-Aventurado Clemens August Von Galen (1878-1946), bispo de Münster (Alemanha) durante a era nazista, o qual levantou sua voz em defesa dos pobres e dos doentes, protestando contra a eutanásia, a perseguição dos judeus e a expulsão dos religiosos. Por causa de sua coragem, ficou conhecido como o “Leão de Münster”. O lema que escolheu quando foi eleito bispo foi “Nem elogios nem ameaças” (me distanciarão de Deus).

O Prêmio já foi concedido a outros prelados que se destacaram em iniciativas em defesa da vida e da moral católica, como o Cardeal Lopez Trujillo, o Cardeal Tumi de Benin, Dom Antonio Arregui, arcebispo de Guayaquil e presidente da Conferência Episcopal Equatoriana, e muitos outros em vários países.

O cardeal Von Galen demonstrou coragem ao enfrentar os nazistas, desvelando a verdade sobre a ideologia do nazismo, defendendo a liberdade da Igreja e das associações católicas, bem como a educação religiosa. Acusou abertamente o nazismo de discriminação contra os cristãos, os quais eram encarcerados e assassinados. Condenou outros abusos do governo totalitário, lutou pelo direito à vida e denunciou de modo veemente o massacre das pessoas deficientes físicas e mentais consideradas “inúteis”.

Dom José Cardoso Sobrinho se destacou pelo empenho com que lutou pelos gêmeos nascituros daquela pobre menina grávida de apenas 9 anos de idade, em face de tanto negativismo, sobretudo em vários setores da mídia.

O Mons. Ignacio Barreiro-Carámbula, JD, STD, chefe do bureau da Human Life International em Roma, virá ao Recife em nome do Rev. Padre Thomas Euteneuer, Presidente do Human Life International e entregará pessoalmente a Dom José o Prêmio Cardeal Von Galen.

A solenidade para outorga do Prêmio será no dia 16 de abril de 2009, às 20 horas, no auditório do Colégio Damas, à Av. Rui Barbosa, 1426, no bairro dos Aflitos, no Recife.


*****

UNOAMÉRICA E O EIXO DO MAL LATINO AMERICANO

Dia 25 de abril – Anfiteatro do Centro Médico Barrashopping,
Avenida das Américas, 4.666, 3° piso – Expansão
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Tel: (021) 2430-9000/2430-9001
Fax: (021) 2430-9296
HORÁRIO: das 09 às 13 horas
ATENÇÃO: EM FUNÇÃO DO HORÁRIO A ÚNICA ENTRADA PARA O CENTRO MÉDICO É A [ I ], NÍVEL LAGOA (FUNDOS, COM ELEVADOR PANORÂMICO)
09:00 – Recepção
09:15 – Apresentação: JORGE ROBERTO PEREIRA
Presidente do Farol da Democracia Representativa
Saudação: JOÃO RICARDO MODERNO – Presidente da Academia Brasileira de Filosofia
09:45 – PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NA AMÉRICA LATINA
ALEJANDRO PEÑA ESCLUSA Presidente de UNOAMÉRICA
10:30 – AS FARC E O NARCO-TERRORISMO NA AMÉRICA LATINA
GRAÇA SALGUEIRO
Delegada de UNOAMÉRICA no Brasil
11:15 – Cofeebreak
11:45 – DEBATE: INTRODUÇÃO E COORDENAÇÃO:
HEITOR DE PAOLA – Diretor Cultural do Farol da Democracia Representativa e Delegado de UNOAMÉRICA no Brasil
13:00 - Encerramento
200 lugares apenas. Inscrição: R$15,00, depósito comprovado em conta.
Inscrições e reserva:
lspenitente@faroldademocracia.org


Comentários: G. Salgueiro

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ainda o 11-A - Radiografia de uma mentira"

Na última edição antes da Páscoa o Notalatina relembrou o massacre de 11 de abril de 2002 na Venezuela, apresentou áudio da injusta e criminosa condenação dos policiais acusados dos crimes cometidos por outros e um vídeo de Fuerza Solidaria demonstrando que o massacre fora planejado por ordem do governo.

Hoje, dois dias depois de completar 7 anos daquela fatídica data, o Notalatina volta a falar no assunto, desta vez apresentando um importante e esclarecedor artigo de Alejandro Peña Esclusa e um vídeo intitulado “Radiografia de uma mentira – 11-A”, filmado de um cine-fórum realizado por professores da Universidade Metropolitana de Caracas e promovido pelo site informativo “El Gusano de Luz” da Venezuela. Antes quero agradecer a um leitor anônimo que em fevereiro postou um comentário questionando o fato de o Notalatina não ter divulgado isto na época. Além de agradecer imensamente o link que me enviou e que pôde proporcionar esta edição de hoje, esclareço que vi na ocasião e o tenho em meus arquivos, mas não pude publicá-lo porque recebi em formato WMP que, além de pesado, não sei como postar em blog. Faço-o agora, reiterando meus agradecimentos e esperando que este leitor veja esta edição da qual ele é o grande responsável.


Este cine-fórum teve como objetivo analisar e desmascarar as farsas, manipulações criminosas e fraudes do filme “A revolução não será transmitida”, promovido por Chávez, que deu a volta mundo com grande sucesso (em Cuba foi aula nas escolas e obrigatório a todos os alunos assistirem!), mas que não passou de uma grotesca propaganda do chavismo.


O evento tem a apresentação do jornalista e editor do “El Gusano de Luz”, Ricardo Mitre, de saudosa memória, e é analisado pelo cineasta Thaelman Urgelles e pelo engenheiro, produtor e diretor de TV Wolfgang Schalk. Com duração de pouco mais de 1 hora e 20 minutos, estes profissionais desmontam com seriedade e cientificidade a mais descarada peça de desinformação já produzida em prol do comunismo em nosso continente. Recomendo que ponham em pausa e deixem carregar até o fim, para só depois ver todo sem interrupções. Como dizem os venezuelanos, não tem desperdício! Desfrutem, fiquem com Deus e até a próxima!

*****



Ismael García pode libertar Simonovis

Caracas, 13 de abril de 2009
Cidadão
Deputado Ismael García
Presente



Tenho o agrado de me dirigir ao senhor na oportunidade de estabelecer-lhe o seguinte:

Segundo transcendeu nas interpelações realizadas na Assembléia Nacional por motivo dos fatos do 11 de abril de 2002, o senhor – nessa ocasião membro do oficialismo – formou parte de um grupo-tarefa destinado a contrapor-se aos protestos da oposição.


De acordo com o testemunho do general Manuel Rosendo (10.05.2002), o senhor – como porta-voz desse grupo-tarefa – apresentou em uma reunião “a forma de como opor-se às ações das pessoas da indústria petroleira”. O general Rosendo acrescentou que “ali se expuseram vários pontos, dentre os quais se destacou a utilização dos Círculos Bolivarianos de forma contundente, tanto nas instalações e dependências petroleiras, assim como nas áreas onde se efetuariam as concentrações”.


Os testemunhos de outros oficiais generais corroboram a existência do mencionado grupo-tarefa e da reunião onde se planejou a utilização dos Círculos Bolivarianos para atacar as marchas opositoras, do qual se deduz que os pistoleiros de Puente Llaguno não atuaram espontaneamente, senão como parte de um plano oficialista.


Sua dupla condição de porta-voz do oficialismo e de membro do grupo-tarefa, o coloca em uma posição privilegiada para esclarecer ante a opinião pública a verdade do ocorrido em 11 de abril, e para determinar a responsabilidade do Governo no massacre de Miraflores.


Compreendo que, se o senhor revelar a verdade, poderia comprometê-lo seriamente nos delitos de lesa-humanidade cometidos nesse dia. Entretanto, guardar silêncio poderia comprometê-lo ainda mais. Além disso, seu testemunho poderia servir para libertar os inocentes encarcerados injustamente pelo Regime, entre eles os comissários Simonovis, Vivas e Forero, e ajudaria a castigar os verdadeiros responsáveis.


O senhor tenha a certeza de que, se atrever-se a revelar a verdade, os venezuelanos saberão perdoar sua cumplicidade anterior com o oficialismo, como de fato já o demonstrou ao reconhecer sua liderança como atual porta-voz da oposição. Se o senhor decidir colaborar com o restabelecimento da justiça, sem dúvida seria objeto de uma merecida anistia.


As circunstâncias o colocaram frente a uma grande responsabilidade histórica. Espero que o senhor saiba assumi-la como corresponde.


Sem outro particular a que fazer referência, aproveito a oportunidade para reiterar-lhe uma cordial saudação.


Muito atenciosamente,


Alejandro Peña Esclusa
Presidente de Fuerza Solidaria



Comentários e tradução: G. Salgueiro