sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Já faz um certo tempo que o Notalatina divulgou a situação caótica e humilhante que vinha sofrendo, nas Bahamas, um grupo de balseros cubanos que aportara naquele país em busca de asilo político e esperança de um pouco de liberdade.



As mensagens que me chegavam davam conta dos maus tratos sofridos por aquela gente, revelando a subserviência de mais um governicho delinqüente à tirania do abominável abutre do Caribe, Fidel Castro.



No decorrer desta semana, entretanto, a situação começou a ficar mais e mais tensa, culminando num ato de absoluta bestialidade, ontem, motivo pelo qual o Notalatina, apesar da necessidade de denunciar os desmandos que agora se intensificam na Venezuela, com a entrada em vigor da “Lei da Mordaça”, hoje relata apenas a seqüência dos fatos que levaram ao horror vivido pelos cubanos nas Bahamas.



Enquanto existirem pessoas vis, covardes e medíocres que rastejam feito víboras e vermes peçonhentos aos pés de sanguinários tiranos como Fidel Castro, muitas lágrimas hão de ser derramadas, muitas jovens vidas ceifadas a troco de absolutamente nada a não ser, “ficar bem” diante de um assassino desprezível e contumaz, cuja vida extingue-se a cada dia, sendo comida aos poucos por uma doença terminal.



Até o momento de fechar esta edição não me havia sido enviado nenhuma informação nova sobre o número real de vítimas fatais, nem o total das que encontram-se hospitalizadas.



Há uma nota que permanece sem tradução, propositalmente, pois tem mais serventia aos leitores cubanos ou de língua hispânica.



Que Deus proteja e ampare estas pobres vítimas!

Fiquem com Deus e até a próxima!



URGENTE: GREVE DE FOME NO CENTRO DE REFUGIADOS DE NASSAU, NAS BAHAMAS



Hoje, 6 de dezembro de 2004, às 3:30 da tarde recebemos uma chamada telefônica do Centro de Refugiados das Bahamas, através de Jorge Luis Conde Morales, membro do Partido Democrático 30 de Novembro, o qual nos comunica que a partir das 4 da tarde do dia de hoje se declararão em greve de fome todos os cubanos do acampamento (58 pessoas no total), com excessão das duas crianças presos também lá. Eles estão protestando pelo abuso que o governo das Bahamas comete, ao tentar dobrá-los pela fome.



Diz Conde Morales que estiveram lhes reduzindo progressivamente os alimentos, ao ponto de haver-lhes dado hoje no café da manhã um pedaço de pão com um pouquinho de chá e que às 3 da tarde lhes trouxeram como almoço outro pedaço de pão, desta vez com peixe. Acrescenta que durante muitos dias lhes estiveram dando esse tipo de alimento, com um pouco de farinha, a qual hoje suspenderam. Isto levou os cubanos a declararem-se em greve de fome, pois “não comer nada é parecido a comer tão pouco”, disse Conde Morales.



A opinião generalizada é de que o governo das Bahamas usa o instrumento da fome para fazê-los assinar uma carta “voluntária” de repatriação, coisa que “não vamos fazer sob nenhum pretexto”, terminou dizendo Conde Morales.



O Comitê de Ajuda aos Ativistas de Direitos Humanos pede ao mundo civilizado que exija do governo do Primeiro Ministro Perry Christie que respeite os convênios internacionais para refugiados e que proporcione a alimentação e atenção médica necessária aos refugiados do Centro Carmichael Road de Nassau.



Informou Luis Israel Abreu – Diretor Executivo de CAHRA (m30november@hotmail.com)



MASSACRE DESATADO CONTRA OS CUBANOS NO CENTRO DE DETENÇÃO DE CARMICHAEL EM NASSAU, BAHAMAS. NOTA DE IMPRENSA – URGENTE!



Leonardo Hidalgo, Delegado de CAHARA, em comunicação direta com Daisy Gil Ortiz, Diretora de Net for Cuba International, às 4:30 PM, lhe notificaria de que havia ocorrido uma desgraça no Centro de Detenção de Nassau, Bahamas, com os cubanos retidos alí.



O senhor Hidalgo dirigiu-se ao Centro de Detenções para realizar uma gestão de Net for Cuba, e encontrou-se com parte de uma barraca incendiada e uma seção da cerca como que rompida e não o deixaram passar. Porém, alguns haitianos lá do Centro lhe disseram que os guardas da Imigração provocaram os cubanos e os empurraram para dentro a golpes.



Informaram que a senhora Eida Yera, mãe das duas crianças que encontram-se no Centro, tinha as ciranças em seus braços no momento em que os oficiais começaram a dar patadas nela e em seu filho de dois anos. Nesse momento, os oficiais sacaram suas armas de fogo e começaram a disparar para matar os cubanos ali retidos.



Não se sabe o número de feridos ou mortos. Ambulâncias chegaram ao Centro de Detenção e levaram entre 6 a 9 corpos de cubanos, sangrando sem mover-se, para os hospitais. O resto dos cubanos foram levados para um cárcere de maior segurança. Isto é tudo o que se sabe até o momento.



Imediatamente após tomar conhecimento da notícia, Daisy Gil Ortiz comunicou-se com a Anistia Internacional nas Bahamas e o senhor Barnas lhe informou que devido aos regulamentos, eles não podiam interceder. O país encarregado dos casos de violações aos direitos humanos em tal país, localiza-se em Londres, a capital da Inglaterra e, neste momento, tais escritórios estavam fechados.



O Alto Comissario das Nações Unidas designou a investigação das violações do Centro Carmichael ao Departamento de Imigração das Bahamas, que são os mesmos que estão cometendo estes abusos. O senhor Barnas recomendou que neste nível, o único que poderia interceder e, por sua vez autorizar sua entrada no Centro de Detenção e reclamar pelos cubanos ali detidos, é exclusivamente um advogado. Do mesmo modo, deu-se o nome de um advogado que está representando alguns haitianos retidos nesse Centro, para que se o chamasse e se contratassem seus serviços para a defesa dos refugiados cubanos.



O senhor Hidalgo ia se deslocar ao hospital para ver se podia averiguar, porém teme por sua integridade física e a de sua família, devido a que ele já está muito visado pelas autoridades competentes, depois de visitar semanalmente o acampamento de refugiados e, por sua vez, ter-se convertido no único laço de comunicação do Exílio Cubano com eles.



Para maiores informações, favor comunicar-se com Daisy Gil Ortiz, Diretora de Net for Cuba International pelo telefone: 305-220-2715 ou através da Internet por: www.netforcubaenespanol.org



MAS SOBRE LOS SANGRIENTOS SUCESOS OCURRIDOS EN BAHAMAS EN EL DIA DE AYER



Israel Abreu con el teléfono (201) 868-1310

Sergio Gatria con el teléfono (201) 725-0857
envían los siguientes datos relacionados con los sucesos en Bahamas que reportaremos ayer:





NOMBRES DE REFUGIADOS CUBANOS BALEADOS POR LA GUARDIA EN NASSAU EN EL CAMPAMENTO DE DETENCION CARMICHAEL, DE ACUERDO CON INFORMES DE ARMANDO ALVAREZ:



ORESTES CORDERO GARCIA

JORGE LUIS CONDE MORALES

ARNULFO SANTIESTEBAN

JOSE ALBERTO BATISTA PEREZ

ARCEL EMILIO RONDON HERRERA

ARRESTADOS EN LA CARCEL DE NASSAU

FRANK GARCIA LLERENA

WILFREDO LLERENA



TELEFONOS Y DIRECCIONES:



HOSPITAL PRINCESS MARGARET Nassau 1-242 322 2861

AMERICAN RED CROSS info@miamiredcross.org

AMNESTY INTERNATIONAL: OLIVIA STREATER, CAMPAIGNER CARIBBEAN AND NORTH AMERICA TEAM, AMNESTY INTERNATIONAL INTERNATIONAL SECRETARIAT, LONDON E-MAIL: ostreate@amnesty.org T (44) 20 7413 5764 MR.R. BARNES, AMNESTY INTERNATIONAL, NASSAU REB@CORALWAVE.COM



FAMILIARES DE LOS REFUGIADOS EN CUBA:



ANAIKA, ESPOSA DE FRANK G. LLERENAS



FAMILIARES EN ESTADOS UNIDOS:



Familiar de Frank García: Gladys 305 207 6719 o su Papa Reinaldo 908 558 0510 New Jersey



Familiar de Pedro Batista, herido: Maria 502-290 4366 Kentucky



Familiar de Alejandro Llerena, preso en Carcel Nassau, Ana Maria o Carlos tel: 407 208 1965 anifrandy2@msn.com



Familiar de David Martinez:. Ivan Martinez, tel 305 819 6181 o Feliciano tel. 956 753 0763 felicmartinez@hotmail.com



Familiar de Mario Paneca: Joel Botet 954 258 0853, Ana Maria 407 208 1965, o Miguel Angel miguel.botet@skynet.be



Familiar de Jorge Luis Conde: Julio Morales 786 457 6391



Familiares de Axel Rondon: Raul 786 267 1734, u Oliva 786 546 3960



Confirman estos hechos las siguientes personas:



Israel Abreu, M30NOVEMBER@HOTMAIL.COM

Daisy Ortiz, Teléfono.(786) 255- 3356 y (305) 220-2715 dejavucuba@yahoo.com

Tomas Rodriguez (786) 306 -6666

Mayra Enriquez (305) 223- 6835

Ahmed Martel, (305) 302 -8428 nfc@netforcuba.org

Lourdes Pagani, (303) 342 -2637 LouPagani@NetforCuba.org

Monica Resillez (917) 538 -4171 monicaresillez@holtmail.com

AM Lamar, (305) 607 3738



TELEFONOS Y DIRECCIONES DONDE HACER INDAGACIONES Y PROTESTAR:



HOSPITAL PRINCESS MARGARET, NASSAU 1-242-322 2861

AMERICAN RED CROSS Info@miamiredcross.org

AMNESTY INTERNATIONAL Olivia Streater, Campaigner Caribbean and North



Todas as informações foram enviadas por NetforCuba International - http://www.netforcuba.org/



Traduções: G. Salgueiro





quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

Hoje eu me abstenho de fazer comentários. As notas divulgadas são por demais evidentes de que o Mal, em toda sua feiúra, cresce e se espalha por todo o mundo, até mesmo onde nossa “vã filosofia” não é capaz de alcançar.



Quero apenas ratificar a nota de Venezuelanet e dizer a todos os venezuelanos que eu, particularmente em nome do Notalatina e de todos os meios de que dispuser, também serei a voz da Venezuela, até enquanto aqui no Brasil não cortam a minha língua.



VENEZUELANOS AMIGOS: CONTEM COM O NOTALATINA COMO SEU PORTA-VOZ, DO MESMO MODO QUE CONTAM OS CUBANOS.

VOCÊS NÃO ESTÃO SÓS!



Fiquem com Deus e que Ele nos proteja e guarde a todos nós!



Time & Life Magazine,

Time & Life Building,

Rockfeller Plaza,

New York, NY. 10020



Prezado Editor,



Estamos alarmados por encontrar em sua edição de 29 de novembro de 2004, o anúncio de roupa infantil com a cara de Ernesto “Che” Guevara em seu Guia de Compras da Internet. Isto é parte do adoutrinamento de terroristas desde o berço. (Acessem este link para confimar http://www.lalaling.com/e-store/prod_details.asp?pid=493021264972578&pcid=462971946980816)



É muito desalentador ver que tão importante, respeitada e prestigiosa revista inclui tanta propagador a favor de um assassino. Não; esta não é a primeira vez que isto ocorreu. De fato, é a terceira vez este ano.



O mesmo homem que está sendo glorificado na roupa como a que os senhores anunciam, é o mesmo homem que disse: “O ódio é um fator na luta (contra as democracias). Ódio intransigente para o inimigo que vai além das limitações naturais dos seres humanos e o converte em uma máquina de matar efetiva, violenta, seletiva e fria. Nossos soldados devem ser assim. Uma pessoa sem ódio não pode triunfar sobre um inimigo brutal”. (Discurso na Transcontinental, em 1961).



E ele também expressou esta violenta “filosofia” quando disse: “Temos que levar a guerra a cada esquina onde esteja o inimigo. Em suas casas, em seus centros de diversões, uma guerra total. É necessário evitar que tenha um só momeno de paz. Um momento tranqüilo fora de suas barracas ou, inclusive, dentro delas. Temos que atacá-lo onde quer que esteja. Temos que encurralá-lo como a um animal onde quer que se mova”.



Guevara foi responsável direto pela morte de milhares de cubanos e milhares mais através da África e da América Latina. Em 1959, Che Guevara foi designado Comandante da prisão da Fortaleza de La Cabaña. Desde 1959 até 1963, ele supervisionou a execução de centenas de prisioneiroa políticos e opositores do regime. Calcula-se que ordenou o fuzilamento de 500 a 1.700 prisioneiros!



Muitos que estiveram prisioneiros em La Cabaña e que sobreviveram, como o poeta e ativista de direitos humanos Armando Valladares, alegam que Guevara pessoalmente interrogava, torturava e dirigia execução de alguns prisioneros.



Urgimos energicamente a que parem de ajudar a disseminar a propaganda sobre o “Che” e em seu lugar, por favor, apresentem os fatos e a informação substancial sobre o real Ernesto Guevara. Sua reputação e prestígio jornalístico, assim como seu julgamento da História dependem disso.



Atenciosamente,

La Voz de Cuba Libre



Fonte: lavozdecubalibre.com



SERÃO JULGADOS EM BREVE OUTROS 75 OPOSITORES



Por Carlos Ríos – Havana Press



Havana, 3 de dezembro – Outros 75 opositores cubanos serão julgados em breve pelo regime cubano, que parece haver começado uma nova ofensiva, desta vez contra opositores de ordens menos conhecidos, para não chamar a atenção. Os opositores seriam tipificados como perigosos socialmente. Somente na capital cubana seis dissidentes enfrentam processos judiciais de “profilaxia”, primeiro passo para serem processados por “perigo social”; são eles: Carlos Martín, Julio Campanioni, José Manuel Tápanes, Nguyen Hentel, Antonio García e Frank Delgado. A estes, somam-se os camagüeyanos Eduardo González e Juan Porro.



Em 28 de outubro passado, foi condenado o opositor Luis Ángel Medina de 29 anos de idade, a um ano de privação de liberdade por “suposta periculosidade”. Pela mesma causa, em 30 de novembro Hugo Damián Prieto, de 39 anos, gestor do Projeto Varela, foi condenado a 4 anos de privação de liberdade, em julgamento sumaríssimo, sem nem sequer avisar a seus familiares e sem que estes pudessem contratar um advogado de defesa.



Um oficial da seção 21 do DSE comunicou na passada 5ª feira 25 de novembro, às 9:00 da manhã, à sua esposa Francisca Álvarez, que se desse a conhecer o caso de seu esposo, seria expulsa do centro de trabalho onde labora.



Parece que o regime planeja julgar a outros 75 opositores antes que o ano termine.



Com informações desde Havana de www.nuevaprensa.com



Fonte: NetforCuba International ">http://www.netforcuba.org/



VENEZUELA: AINDA NÃO TE CORTARAM A LÍNGUA: AINDA TENS A VENEZUELANET.ORG



Sim, Venezuela. Não te vais ficar muda!



1. Se o excremento de Sabaneta te proíbe de falar mal dele, nós estamos dispostos a seguir dizendo a verdade sobre ele, à qual equivale a exatamente o mesmo.



2. Se o excremento assassino e covarde de Sabaneta te proíbe de informar, através da Internet, nós o faremos por ti. Somente envia-nos a informação.



3. Se os meios de comunicação (imprensa, rádio, TV, etc.) têm que fechar porque não há como pagar as multas do desgoverno, lembra que podes divulgar tua notícia através de nossa página web ou nossas listas de e-mail.



4. Se queres convocar o país ou enviar uma mensagem à nação, envia-o a News@VenezuelaNet.org e nós nos encarregamos do resto.



5. Se queres inteirar-te dos últimos acontecimentos, visita nossa página web www.VenezuelaNet.org



6. Nossos servidores não estão ao alcance do assassino golpista e terrorista de Sabaneta. Não há modo em que possam interferir ou censurar.



Por favor, não esperes que mutilem tua liberdade de expressão. Antes que isto aconteça, arranca com a desobediência civil ativa nacional e simultânea, e derroca pacífica e constitucionalmente o legítimo governante assassino e teu país. Toma a rua e em frente à tua casa. Te restam somente alguns dias para recuperar a democracia na Venezuela. Em breve, será quase imposssível senão de todo impossível conseguí-lo.



Fonte: NetforCuba Internacional – http://www.netforcuba.org



Traduções: G. Salgueiro